segunda-feira, 13 de junho de 2011

Universidade e Escola: uma via de mão dupla

A transição da universidade para a escola, campo de estágio, e desta para a universidade possibilita aos educadores em formação construir relações, conhecimentos e aprendizagens, não com a finalidade de denunciar as falhas e insuficiências da prática escolar, mas compreender esta prática para transformá-la.

Essa transição, onde o aluno passa a ser professor, nem sempre acontece sem sustos, pois, muitas vezes, há o “choque com a realidade”, ou seja, os ideais criados no processo de formação são contraditórios a realidade da sala de aula. Dessa maneira, cada experiência vivenciada durante o período do estágio será um desafio a capacidade de superar os dilemas, os quais são essenciais à formação profissional, a medida que desafiam os estagiários à reflexão e pesquisa, mobilizando os diferentes saberes vivenciados na formação inicial.

O primeiro passo do Estágio nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental foi à realização de uma pesquisa etnográfica na Escola Vilma Britto Sarmento, no período de 04 de abril a 08 de abril de 2011, especialmente, com a turma do 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, no turno vespertino, com vinte e cinco alunos matriculados com idade igual a sete anos.

A pesquisa supracitada teve como finalidade, mais ampla, analisar o contexto que a escola está inserida, bem como compreender questões particulares como gestão, coordenação pedagógica, currículo, formação docente e gestão de classe. Dentre os resultados encontrados, verificou-se que os desafios e dificuldades da ação docente estão interligados com a organização e a cultura da escola. Fazendo-se necessário ao estagiário compreender a realidade dos integrantes da escola, bem como tais questões particulares.

Posteriormente, fizemos um projeto de intervenção, intitulado “Família-Escola: Principal elo na educação de valores” no intuito de promover práticas educativas relativas aos valores de obediência, amizade, amor e paz que conduzam para construção de uma sociedade mais humanizada. Cabe ressaltar que em paralelo ao projeto de valores, trabalhamos com alfabetização e letramento, a fim de desenvolver competências e habilidades referentes a escrita e leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário